domingo, 4 de julho de 2010

Quem sou eu e quem és tu???


Hoje escrevo um texto menos parvo que o habitual, talvez porque de vez em quando seja importante saber quem é mesmo a pessoa que escreve tais textos. Sim, afinal… quem somos nós? Quem sou eu? Quem és tu?

A minha conclusão? Somos muitos “eu’s”, porque somos todos um conjunto de máscaras, uma colecção de disfarces, ainda que quase imperceptíveis, do verdadeiro eu de cada pessoa. A questão é… e será que nós conhecemos esse verdadeiro eu?... Eu costumo comparar as pessoas a uma paleta com aguarelas. Aquilo que somos, tudo o que nos identifica e marca, é uma cor. Cada um tem a sua cor própria, pois cada um é diferente do outro, seja em valores, crenças, costumes, enfim, toda uma pluralidade de coisas. No entanto, no contacto com as pessoas e com as diversas situações da vida, raramente somos esse eu puro, tendo ainda assim sempre parte dele. É como adicionarmos água à cor que somos; a tonalidade muda, fica-se mais claro ou mais escuro, mas o tom original, a essência, essa está lá ainda. Isto tudo para dizer que ninguém conhece ninguém verdadeiramente…

A maneira como eu sou com os meus pais é diferente da que sou com os professores, ou com este amigo, ou esta amiga, ou aqueloutro, enfim… nós somos actores, numa enorme peça não ensaiada a que chamam de vida. O segredo… é sermos nós próprios sempre, em qualquer destas nossas faces. E, claro, viver sendo a pessoa que somos, sem medos, sem receios, e ser feliz…

E porque talvez não tenha nada a ver, ou até tenha, sabe-se lá, gostaria de me citar a mim próprio, numa frase que há não muito tempo escrevi, para um portfólio:

“Cada passo da vida é a preparação para o próximo. Cada obstáculo que se interpõe no nosso caminho é um desafio, é um salto que temos de efectuar. Podemo-lo fazer melhor ou pior, mas não podemos parar – porque parar é morrer. E no fim, não existe nenhum pódio, somos nós que temos de reconhecer o nosso valor, de nos congratular por cada obstáculo ultrapassado. A vida é feita a saltar, correr e prosseguir. Nada mais…” (Guerreiro, 2010) ß(este sou eu, obviamente…xD)

Enfim, mas aquilo que interessa… é que hoje não me apetecia escrever um texto todo larilas sobre qualquer coisa mais engraçada, até porque não estava com ideias para tal, mas enfim… este blog é do Vaskinho (uma das muitas faces de mim próprio, do Vasco Guerreiro, seja esta pessoa quem for e como for), e como tal… é próprio do Vaskinho escrever textos parvos a qualquer dia, e hora. Vá, excepto este, mas quem sabe neste fui mais Vasco, e menos Vaskinho?

Inté, pessoal!!!

P.S. (desculpem a não-piada do texto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário